Juntas encamisadas, como o nome sugere, consistem de uma casca externa metálica com um enchimento em fibra comprimida metálica ou não metálica. O material de enchimento concede resiliência a junta, enquanto a cobertura de metal protege o enchimento e resistem às pressões, temperaturas e corrosão.




O enchimento macio compressível é parcialmente ou completamente encapsulado por uma camisa de metal.



Estas juntas são usadas para aplicações circulares bem como não circulares e para aplicações em temperaturas até aquelas que atingem o limite de resistência do enchimento e do metal. Devido a limitada resiliência, eles não devem ser usados em juntas que requerem manutenção estreita  da espessura comprimida. Podem ser fabricados com ou sem barras transversais para uso em trocadores de calor. Caso barras transversais sejam utilizadas, elas podem ser integrais (formada sem utilização de soldas) ou soldadas (barras separadas unidas a junta através de soldas).


O modelo de dupla camisa é o mais comumente utilizado em aplicações de trocadores de calor. Estão disponíveis em praticamente todos os materiais comercialmente utilizados. É também utilizado em flanges padrões onde o serviço não é crítico e em temperaturas além da qual uma junta cortada pode ser utilizada. Praticamente não há limite de tamanho, forma ou configuração na qual a junta possa ser utilizada.


Este modelo de junta requer bom acabamento superficial das faces de vedação dos flanges, altas cargas nos parafusos e boa planicidade dos flanges.

A vedação principal ou primária está no diâmetro interno, onde se tem a maior espessura antes do esmagamento e também a maior densidade da junta após o aperto. Em muitas aplicações em trocadores de calor o diâmetro externo também exerce uma vedação secundária, exercendo a função de auxílio na vedação.


Um pequeno ressalto pode ser criado no flange concentrando os esforços neste ponto, aumentando a eficiência da vedação da junta.



Quando barras de participação de fluxo são requeridas, a Diaved possui diversos modelos padrões para atender as necessidades de seus clientes.



  

Aplicações Típicas:


  • Trocadores de calor.

  • Caldeiras e chaminés.

  • Autoclaves e outros vasos de pressão.

  • Rede de gás.

  • Bombas e válvulas castelo.

  • Dutos envolvendo altas temperaturas e calor seco.